top of page

Secretaria de Esporte e Lazer lança o programa Esporte nas Ruas



A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) lança o programa Esporte nas Ruas, nesta quarta-feira (23), às 10 horas, em cerimônia no Palácio do Buriti que será transmitida pelo Instagram da pasta. A iniciativa vai democratizar a prática esportiva com a distribuição de equipamentos e materiais esportivos nas regiões administrativas e nas organizações sociais sem fins lucrativos. Na ocasião, a secretária Celina Leão promove também o 1º Seminário SEL/CONFAE (Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte) de Capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OCSs), para a captação de recursos e materiais, que deve ocorrer em ambiente virtual em 1º de outubro.

Desde o mês passado, as administrações regionais (RAs) interessadas em adquirirem utensílios para o desenvolvimento de atividades esportivas em sua comunidade podem recorrer à Pasta do Esporte, que chegou a enviar um documento questionando as principais demandas do setor em cada cidade. “Queremos colaborar no avanço da prática esportiva em todo o Distrito Federal. Estamos batalhando para, em breve, podermos ajudar a realizar reformas e consertos em espaços esportivos, como quadras, parques e áreas poliesportivas que estão ociosos por falta de manutenção”, vislumbra Celina Leão.

Por meio do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE) estão sendo adquiridas bolas de goalball, futebol de areia, campo e salão, futsal, vôlei de praia, vôlei de quadra, tênis de mesa, frescobol, handebol, polo aquático e basquetebol; redes de badminton, futebol society, vôlei, futsal, futebol de areia, tênis de mesa e para guardar bolas; raquetes de badminton, tênis de mesa e quadra, coletes para treinos de futebol de campo, cones para treinos, colchonetes de ginástica, tatame, quimono, medalhas e troféus. Aos materiais também atendem demandas internas.

Já o seminário está marcado para ocorrer em 1º de outubro, das 14 às 17 horas, no canal do Youtube da Secretaria de Esporte e Lazer propõe capacitar entidades do Distrito Federal interessadas em participarem de chamamentos públicos, no sentido de orientá-las a elaborar projetos voltados para atividades de prática e administração esportiva e de lazer, contratação de serviços, obtenção de equipamentos esportivos. Os interessados poderão se inscrever no site da pasta até duas horas antes do início do evento para ganharem certificados.

“Dentro da nossa política pública de fomentar as práticas esportivas em toda a capital, nós identificamos dificuldades por parte das organizações da sociedade civil em cumprirem os requisitos legais para participarem de chamamentos públicos e terem acesso a incentivos do CONFAE. Com o nosso apoio nessa parte de capacitação, elas vão conseguir desenvolver projetos sociais e esportivos completos para garantirem o recurso”, explica a secretária e presidente do CONFAE, Celina Leão.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

14h – Painel 1: Contextualização e Idealização do Projeto

Com Carla Ribeiro Testa, conselheira do CONFAE

 Breve relato sobre a idealização e os objetivos do programa

14h20 – Painel 2: Propostas, Requisitos e Seleção das OSCs

Com Clemilton Junior, subsecretário de Administração Geral da SEL

 Apresentação das Propostas (anexos I e II do Edital)

 Qual OSC pode ser habilitada? (art. 18 e 19 do Decreto 37.843 /2016)

 Apresentação do Plano de Trabalho (anexos IV e VII do Edital)

 Avaliação das propostas e plano de trabalho pela Comissão de Seleção (anexos III e VI do Edital)

15h – Painel 3: Certificado de Registro Cadastral (CRC) e outros requisitos CONFAE

Com José Antônio Soares, conselheiro e vice-presidente do CONFAE

Importância do CRC /CONFAE

15h40 – Painel 4: Celebração da Parceria

Com Cinthia Nunes, gestora em políticas públicas e gestão governamental da SEL

 Assinatura do Termo de Fomento e desembolso de recursos (anexo V do Edital)

16h – Painel 5: Acompanhamento e Prestação de Contas

Com Marcelo Borba, analista de políticas públicas e gestão governamental da SEL

 Fiscalização, avaliação e monitoramento do objeto e das metas de execução do projeto.

 Aprovação da prestação de contas

16h20 – Painel 6: Abertura para debates

Com Clemilton Junior

 Abertura para perguntas dos participantes

17h – Encerramento

Com a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

POR BIANCA MOURA, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

0 comentário
bottom of page