© 2019 - 2020 Celina Leão - Deputada Federal. 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook Clean

Maio Amarelo

Campanha educativa estimular trânsito seguro e redução de acidentes

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) deu início, neste mês de maio, a campanha Maio Amarelo, pelo segundo ano consecutivo. Desde 1º de maio tem ocorrido diversas blitzes no DF, assim como exibição de filmes.

O Maio Amarelo envolve a participação de órgãos de trânsito e das forças da Segurança Pública, como o próprio Detran-DF,  em parceria com o DER, PRF, BPTran e  CBMDF.

Já ocorreu também exibição de filmes, no Cine Brasília, e nesta terça-feira (10), na Câmara Legislativa do DF (CLDF) foi dada continuidade à programação que consta da divulgação da campanha educativa. “Eu apoio a iniciativa”, disse a presidente da CLDF, deputada Celina Leão. “A educação no trânsito deve ser ensinada desde cedo às crianças, aos adolescentes, e aos jovens em geral, porque eles são instrumento da paz que almejamos. É um investimento no presente para colhermos num futuro bem próximo”, completou.

 Durante todo o mês, o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a caixa d’água de Ceilândia ficarão iluminados de amarelo, em alusão ao significado da cor nos semáforos, que é para a atenção.

Segundo o órgão, o mês de maio foi escolhido pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Por este motivo, o balanço das ações sempre é realizado neste mês, em todo o mundo.

Com este propósito, no decorrer do mês, as instituições envolvidas promoverão ações educativas e abordagens para ressaltar o tema.

Neste mês, o Detran-DF  dedica ainda atenção especial ao ciclista. Para tanto, no dia 8, foi lançada uma campanha na mídia que se estenderá por 40 dias. As peças publicitárias abordarão o respeito no compartilhamento de vias e a importância de dar preferência ao ciclista. E para completar a programação, está prevista para o dia 29 um passeio ciclístico na Floresta Nacional de Brasília.

Para a segurança no trânsito e a redução de acidentes, o Detran tem enfatizado, em suas campanhas, direitos e deveres dos ciclistas. A autarquia recomenda que eles respeitem a sinalização, a faixa de pedestre, que parem nos semáforos e redobrem a atenção nos cruzamentos. Eles também estão sendo alertados sobre a utilização correta de equipamentos de segurança.

É por eles que foi exibido o documentário Bicicletas versus Carros, exibido em sessão exclusiva para estudantes, no Cine Brasília, com a presença de 510 estudantes dos Centros Educacionais de Ensino Médio CED-619 e CED-123, de Samambaia Sul, CEM-414, de Samambaia Norte, e o CEDLAN, do Lago Norte.

As próximas exibições do documentário Bikes vs Cars estão previstas nos dias 12, 18 e 25 de maio, totalizando cinco ações do Cine Detran durante o Maio Amarelo de 2016. A expectativa é que os alunos disseminem o aprendizado e sejam estimulados a pensar a mobilidade urbana com uma responsabilidade capaz de envolvê-los como cidadãos.

ASCOM da Deputada Celina Leão