top of page

Debate sobre governança democrática mobiliza filiados do PPS no Espírito Santo

 A deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), participou, neste sábado (19), da Conferência Nacional sobre as Cidades, no Espírito Santo, onde também estiveram o presidente do partido, Roberto Freire, o senador pelo DF, Cristovam Buarque, entre outros.

Após a abertura, teve início o debate sobre governança democrática com a participação de Gonzalo Andrés Cáceres Quiero, especialista na história das cidades latino-americanas e professor de História do Urbanismo na PUC de Santiago do Chile; de Ricardo Ismael, chefe do Departamento de Ciências Sociais da PUC-RJ; do prefeito de Vitória, Luciano Rezende; dos deputados federais Rubens Bueno (PR) e Arnaldo Jordy (PA); e da vereadora Pollyana Gama. A mediação do debate foi feita pelo presidente da FAP, Alberto Aggio.

“Aproveito a oportunidade para dizer que estou muito feliz por estar no PPS, especialmente neste momento histórico que estamos vivendo no Brasil. Aproveito para dizer que discordo do que foi dito, aqui, pelo presidente Roberto Freire, que o PPS é um partido pequeno. Ele é muito grande, que não se vendeu, não vendeu a sua história, que se posicionou e manteve a esquerda progressista brasileira de pé”, comentou Celina. E completou:  “o PPS tem uma responsabilidade muito grande no Brasil. Vocês se mantiveram de pé durante toda esta luta . O PPS é um partido qualitativo e, na proporção, grande  na coragem”.

Em seu discurso, Celina cumprimentou o deputado Rubens Bueno, chamando-o de líder. A deputada relembrou que na quinta-feira passada (17), quando estava na Câmara Legislativa do DF, viu a imagem dos deputados federais marchando, junto com o povo, na Esplanada dos Ministérios, em protesto ao governo de Dilma Rousseff, tomou uma atitude. “Eu disse: gente, vamos para lá. E fomos. E em poucos minutos a praça estava lotada”, lembrou.  “Mas tenho de destacar que quem puxou aquela manifestação foi Vossa Excelência, Rubens Bueno, e os deputados do PPS”.

Para a presidente da CLDF enfatizou que os parlamentares do PPS não perderam a capacidade de se indignar, como representantes da população. Por mais que a gente soubesse tudo que estava acontecendo, as coisas estão sendo desmascaradas pelos autos, com mais profundidade. É um clima que vivemos no Brasil de terror, não propriamente dito pelas forças populares, como diz o povo do PT, mas de corrupção. Não estamos vivendo um golpe, como eles têm colocado. Que golpe? O Exército está nas ruas para proteger as manifestações.O Congresso está de pé para um processo legítimo de impeachment.  Tem algo mais legítimo, mais constitucional do que um processo?”, questionou Celina.

Após os discursos, os participantes da conferência, militantes, pré-candidatos, filiados e outros que se interessam em participar da formulação de políticas públicas, definiram as seguintes propostas.

  1. Sistema único de segurança pública para reduzir os índices de violência

  2. O papel do poder público municipal no desenvolvimento da cultura nas cidades

  3. Prioridade para a implantação do ensino em tempo integral

  4. Um novo modelo de gestão para equilibrar as finanças das cidades

  5. A luta pela garantia dos direitos dos cidadãos a saúde pública de qualidade

  6. Transporte público de qualidade e controle social dos recursos para a mobilidade urbana

ASCOM da Deputada Celina Leão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page