A deputada Celina Leão (Progressistas), participa nesta terça-feira (19), às 14h, de audiência pública, na Câmara Legislativa, sobre a Valorização da vida e prevenção do suicídio no Distrito Federal.
Durante a audiência pública, serão abordados assuntos relacionados a Prevenção da Automutilação e Suicídio.
O suicídio tem sido um tema frequente entre estudantes, idosos, militares, professores, enfermeiros, médicos, pacientes, grupos LGBT, mulheres vítimas de Violência Doméstica e Sexual, profissionais de Segurança Pública e Privada, detentos, pessoas em situação de rua e agentes prisionais.
Dados da Secretaria de Saúde, apontam que a região do DF com maior taxa de suicídios em 2015 foi Brazlândia, com 17%, seguida de Águas Claras (10%) e Riacho Fundo I (9,8%). Em todo o DF, a taxa de mortalidade é de 4,5%. A maior parte das vítimas é formada por homens (70%), de 20 a 29 anos (21%), solteiros (66,9%) e com grau de instrução alto (31%).
A Secretaria de Segurança também constatou que, em 2013, 131 brasilienses se mataram – nove a mais que os 122 registrados no ano anterior, sendo 72% homens e 28% mulheres, e a maioria entre 40 e 60 anos.
A principal ajuda disponível na internet é oferecida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço é de apoio
SERVIÇO:
Centro de Valorização da Vida (CVV): 141 Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu: 192 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): Taguatinga, Paranoá, Planaltina, Samambaia e Riacho Fundo (ligue 160).
Sinais de alerta
Distúrbios do sono
Tristeza profunda
Pensamentos negativos
Baixa autoestima
Desleixo com a aparência
Isolamento
Rejeição
Irritabilidade
Choro frequente
Desinteresse e apatia
Dores físicas
Falta de fazer atividades simples
Mudanças comportamentais bruscas
Rejeição a determinados assuntos
Comentários