Seminário ‘Queremos Paz’ combate violência contra a mulher

A deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF, participou, nesta quinta-feira (31), do seminário Queremos Paz, em parceria com a Administração de Sobradinho II e a entidade Women’s Democracy Network – Representação no Brasil. O evento foi realizado na Assembleia de Deus Betânia, em Sobradinho II. “Uma em cada três mulheres sofreu violência durante a vida. Trata-se de uma grave violação dos direitos humanos que precisa ser combatida por toda a sociedade. Os custos sociais e econômicos são enormes e o sofrimento das vítimas, além da imaginação”, repetiu a parlamentar durante palestra no evento.

Segundo estatísticas, o Distrito Federal encontra-se no oitavo lugar entre as capitais brasileiras na questão do homicídio de mulheres, enquanto o Brasil ocupa o quinto lugar entre 83 países analisados no estudo Mapa da Violência 2015.

Anualmente o número de mulheres vítimas da violência de gênero é maior do que o número de vítimas de todos os conflitos armados no mundo. A violência contra a mulher é uma das formas de discriminação e de violação dos direitos humanos que deve ser firmemente combatida por governos e sociedade. “Este tipo de violência não se limita a uma cultura, região, classe social ou grupo específico de mulheres. Independem de fatores como etnia, idade, orientação sexual, incapacidade, naturalidade, nacionalidade ou religião. As mulheres que são vítimas de violência são acometidas de vários problemas de saúde e possuem menor capacidade de obter rendimentos e de participar na vida pública”, esclareceu a deputada.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (2014) aproximadamente 107 mil meninas e mulheres foram atendidas pelo SUS vítimas de violência doméstica no país. Para a parlamentar, trata-se de um grave problema social pois empobrece as famílias, desperdiça dinheiro público e dos empregadores e ainda reduz substancialmente a utilização do potencial e da força de trabalho feminina.

Para Celina Leão é importante fortalecer o protagonismo feminino e informar as mulheres sobre os seus direitos é um passo fundamental para alcançarmos o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária. “O Projeto “Queremos Paz” é um espaço de reflexão sobre a violência contra a mulher no Distrito Federal, no Brasil e no mundo”, disse Celina, estendendo-se, ainda, para falar sobre o empoderamento da mulher e o preconceito. “Com certeza, hoje, com este encontro, tivemos espaço para refletir sobre a violência contra a mulher. Nosso posicionamento, hoje, vai fazer a diferença”, prevê.

O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, a maioria mulheres.

ASCOM da Deputada Celina Leão

© 2019 - 2020 Celina Leão - Deputada Federal. 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook Clean