© 2019 - 2020 Celina Leão - Deputada Federal. 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook Clean

SEMINÁRIO DE ENFERMAGEM

Deputada Celina Leão (Progressista), participa nesta sexta-feira (11), às 8h da manhã, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, do Seminário de Enfermagem. Essa será a 8ª edição do evento, e durante a solenidade 120 profissionais da área de Enfermagem serão homenageados com Moção de Louvor, pelo relevante trabalho dedicado a Enfermagem do Distrito Federal.

A enfermagem é uma ciência cuja especificidade é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano. A profissão é exercida por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros e profissionais com formações e funções distintas dentro de uma mesma área.

Para a deputada Celina Leão, “a homenagem é um reconhecimento aos profissionais de enfermagem pelo seu comprometimento com a saúde e o bem-estar do ser humano. São estes profissionais que tem papel fundamental para cuidar e zelar da saúde dos pacientes”. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área assistencial esses profissionais estão habilitados a diversos tipos de intervenções.

Fundadora da Enfermagem

Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Sua contribuição à Enfermagem, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira.

Ascom da deputada Celina Leão