top of page

Secretaria de Esporte e Lazer promove live sobre o Setembro Amarelo


As ações de conscientização, organizadas pela campanha Setembro Amarelo, promovem durante todo o mês o debate sobre a valorização da vida, tendo como ponto de partida o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro. Dentro dessa dinâmica, a Secretaria de Esporte e Lazer faz a sua parte e realiza, nesta quarta-feira (16), a partir das 18 horas, uma transmissão ao vivo no canal do Instagram da pasta do Esporte (@esporte.df) com a participação do médico psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, Carlos Guilherme Figueiredo, e do ultramaratonista da Seleção Brasileira Sílvio Pires de Lima. A secretária Celina Leão media o bate-papo virtual.

“Esse é um tema bastante sensível e que merece toda a nossa atenção, principalmente, em um momento como agora, em que boa parte da população precisou ser isolar por meses seguidos em suas casas, em função da pandemia. Com as atividades sendo retomadas gradualmente, dentro dos protocolos de segurança, nós incentivamos cada vez mais as práticas de atividades físicas para a saúde do corpo e da mente. Os dois estão em sintonia. Sem dúvida, esporte é qualidade de vida e, nesta semana, vamos discutir a sua importância como forma de prevenir diversos transtornos psicológicos”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. O Governo do Distrito Federa, por meio de várias pastas, apoia a campanha.


Há cerca de oito anos, Sílvio Pires apresentou um quadro de depressão, em que seu desânimo e a falta de vontade em realizar as tarefas diárias começaram a prejudicar o casamento, o relacionamento com os filhos e o trabalho. “Não tinha como continuar daquela forma, me sentia mal, tensão muscular, depressão, cansaço da rotina. Nem a minha fé estava ajudando a vencer essa batalha”, lembra. Quando seu amigo recebeu um convite para participar de uma corrida, ele enxergou naquele modelo de vida, ainda estranho, uma oportunidade para mudar radicalmente. Mergulhou na rotina de esportista com treinamentos e dedicação. Logo começou a ver resultado em seu ambiente pessoal e enumerava motivos de sobra para viver e ser feliz.

O resultado positivo pessoal reproduziu também em suas conquistas esportistas. Em 2015, completou pela primeira a vez a Maratona Ecocross e, no ano seguinte, alcançou a 16ª posição no mesmo evento. Levou o quarto lugar na Ultramaratona em que correu ao lado de mais de 2,5 mil atletas. Em 2018, em Brasília, se sagrou campeão da Ultramaratona, após percorrer 74 quilômetros. Entre tantos outros pódios, com o desempenho na 16ª Volta do Lago Brasília, Sílvio foi convocado pela Seleção Brasileira de Ultramaratona a representar o Brasil no Campeonato Continental de Ultramaratona de 100 km das Américas e conquistou o sexto lugar. “O que eu passo é que o esporte, pode sim, mudar vidas. Atividades podem ser um grande aliado nesse processo. Precisamos alertar as pessoas sobre a conscientização sobre essas doenças invisíveis”.

Outro convidado da live, o médico Carlos Guilherme Figueiredo elogia as ações relacionadas a favor da vida, que ocorrem durante o ano inteiro com ênfase no mês de setembro. “De fato, nós tivemos um ano muito atípico e, com certeza, essa campanha ganha ainda mais força”, complementa. Ele avalia que quando o desânimo impacta diretamente na produção diária da pessoa, que deixa de fazer atividades antes consideradas prazerosas, acende o sinal de alerta para procurar uma avaliação profissional. “Quando essa ansiedade começa a gerar prejuízos é preciso de tratamento”, diz. Já as consequências desse período de pandemia ainda não podem ser avaliadas, já essa é situação nuca antes vivida pela sociedade atual.

POR BIANCA MOURA, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

0 comentário
bottom of page