top of page

Secretaria de Esporte e Lazer promove live sobre o Outubro Rosa



A Secretaria de Esporte e Lazer promove, nesta quinta-feira (22), a partir das 19 horas, um debate na sua plataforma do Instagram sobre um tema bem importante, “Esporte no combate ao câncer de mama”, com a participação presencial da nutricionista Larissa Lima e da ex-atleta de vôlei de praia Fabíola Constâncio. A secretária Celina Leão mediará o bate-papo, que faz parte da campanha Outubro Rosa – Novembro Azul, Juntos contra o Câncer de Mama e de Próstata, que propõe uma série de ações de conscientização durante esses dois meses.


As convidadas dividirão com o público suas trajetórias de vida e superação após o diagnóstico da doença. E como a prática esportiva foi e continua sendo fundamental em todo esse processo. Após a finalização dos tratamentos, elas também alimentaram a mesma vontade de chamar a atenção de outras mulheres para o assunto, como a importância do autoexame, e criaram iniciativas distintas de informação e acolhimento. Larissa formou um time de mulheres mastectomizadas remadoras e Fabíola abriu um espaço virtual para falar sobre a questão.

A secretária Celina Leão acredita ser de fundamental importância disseminar, para um público mais abrangente, informações sobre o câncer de mama, já que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. “Precisamos falar sobre isso durante todo o ano, mas esse período específico se mostra muito eficaz em todo o mundo para chamar a atenção da população para sinais, detecção precoce, autoexame, entre outras coisas”, destaca. O câncer de mama detectado em fases iniciais há maior possibilidade de tratamentos menos agressivos e sucesso satisfatório.

Foi o que aconteceu com Fabíola Constâncio, 36 anos, que descobriu em abril do ano passado e, após 16 sessões de quimioterapia e duas cirurgias, ultrapassou com vitória a fase mais complicada do tratamento. Se antes do diagnóstico, se destacava no vôlei de praia, com uma carreira esportiva consolidada, agora se dedica a projetos pessoais que focam na conscientização do câncer de mama. Em agosto, ela criou o perfil no Instagram chamado Fabíola Consciente (CLIQUEI AQUI) e, em breve, deve lançar uma linha de biquínis exclusivamente para mulheres mastectomizadas.

“Eu criei o perfil porque consciente foi o que me tornei depois da doença. Quero falar o que eu posso para passar essa conscientização às pessoas. Tiveram questões que me ajudaram bastante como atividades físicas, alimentação saudável, fé, espiritualidade e, por que não, moda. Quando estamos fazendo o tratamento, muitas vezes é bem difícil se olhar no espelho. Essa parte também é bem importante”, explica a jovem que criou sua “bolha” com amigos e familiares mais próximos que a apoiaram durante o tratamento, assim como selecionou as informações que consumiria nesse período.


Desde a infância, a nutricionista Larissa Lima, 46 anos, construiu também uma trajetória esportiva forte, passando pelo handebol, esportes de aventura e ciclismo de montanha. Competiu 10 anos nessa área, disputando provas de mountain bike, canoagem, corrida, entre outras, até descobrir o câncer. Entre três cirurgias, nove sessões de quimioterapia, mastectomia, ela venceu a doença após 1 ano e seis meses de tratamento. Incentivada por um amigo, há quatro anos, ela criou a Associação Canomama, primeiro time brasileiro de canoagem para sobreviventes do câncer de mama, com 26 mulheres.

“Todas as participantes fazem avaliação física, avaliação fisioterápica e apresentam relatório médico e atestado. Com essa avaliação elas são orientadas quanto as atividades complementares. A atividade da canoagem é realizada duas vezes por semana. Destaco sempre a importância que a melhoria da qualidade de vida bem estar físico e emocional que um esporte coletivo podem implementar na vida dessas mulheres. Para mim ser atleta me fez ter força e determinação e assim tive energia motivadora para seguir em frente”, ressalta.

0 comentário
bottom of page