top of page

Parque da Cidade recebe blitz da limpeza



Após o forte temporal registrado em Brasília nesta terça-feira (26), a Secretaria de Esporte atua para recompor áreas do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek atingidas pelas pancadas de chuva, que provocaram efeitos adversos em vários pontos da capital federal, como a queda de galhos e árvores. O trabalho desenvolvido em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Sistema de Limpeza Urbana (SLU) continua a todo vapor para limpeza geral.


Somente no Parque da Cidade, onde foram registradas rajadas de ventos de 70 quilômetros por hora, foram derrubadas 50 árvores no momento do temporal, sem ocorrência de vítimas. Nesta manhã, além da retirada das folhagens e galhos do chão vias e gramados, as equipes estavam fazendo o corte dos troncos com a motosserra em tamanhos menores para serem transportados para o depósito da Novacap. O trânsito nas vias internas não precisou ser interrompido.

“Acompanhamos de perto a ação do Governo do Distrito Federal, que reuniu vários órgãos nessa força tarefa. A rajadas foram muito fortes, retorcendo árvores saudáveis que não estavam condenadas. Não medimos esforços para garantir a segurança dos usuários”, destacou a secretária interina de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira de Oliveira, que esteve presente no local, acompanhada do subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Flamarion Vidal Araújo e do administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues da Silva.

“O Parque da Cidade foi uma área muito atingida pela tempestade e a Novacap tem formado uma força tarefa para recuperar todas as áreas atingidas pela chuva da semana passada. Estamos com quase 600 pessoas nas ruas, trabalhando, diariamente, com as remoções, podas e supressões das árvores e galhos caídos em todo o DF. Já atendemos cerca de 2 mil chamados. É um trabalho unificado com os demais órgãos do governo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A intenção é, em breve, plantar mudas das árvores que foram atingidas nos mesmos espaços. “O Parque da Cidade é o pulmão de Brasília, precisa sempre de todo o nosso cuidado e atenção”, completou Silvestre.

Mudanças

O Parque da Cidade também recebe importantes mudanças nas seis portas de entrada e saídas. Desde o início da semana, a reforma que envolve reparos e construção geral dos blocos de concretos inclui ainda manutenção e pintura dos portões. Na primeira quinzena do mês, a Novacap demoliu as estruturas e fez vistoria técnica.

“Acompanhamos também a obra de reconstrução dos muros, já que o ambiente estava degradado. A revitalização do Parque da Cidade é uma prioridade da nossa gestão. Estamos investindo para que essa, o quanto antes, seja a realidade dos frequentadores”, destaca a secretária de Esporte e Lazer. A previsão é que tudo esteja finalizado daqui a dois meses, aproximadamente.


Texto e foto: ascom Secretaria de Esporte e Lazer do DF

0 comentário
bottom of page