Guias de turismo

Celina Leão homenageia guias de turismo do DF

O plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) recebeu, nesta terça-feira (3), dezenas de profissionais da área de turismo, em sessão solene pelo Dia do Guia de Turismo, proposta pela presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS).

A solenidade reuniu especialistas e autoridades que, junto com Celina celebraram a data, comemorada em 10 de maio. A mesa foi composta pelo ex-presidente da CLDF, Salviano Guimarães, pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacir Roberto Tesch Auersvald, pela presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade no DF (Fetratuh) e presidente da NCST-DF e Entorno, Vera Leda de Morais, pela presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur-DF), Maria José Carvalho, e pelo vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur-DF), José Pereira.

Celina destacou a importância da profissão para a população de qualquer parte do mundo. “É bom para quem exerce a profissão e para quem tem o privilégio de ser acompanhado por um profissional da área”, avaliou.

A presidente destacou, ainda, que a função do guia de turismo é essencial para qualquer viagem. “É por meio do trabalho do guia de turismo que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado”.

Por saber da importância do turismo do Distrito Federal, tanto para a região quanto para o Brasil, Celina falou do seu Projeto de Lei 1.062/2016, que autoriza o Poder Executivo do DF a implementar o Pólo de Turismo da Região Administrativa de Brazlândia. “Meu objetivo é criar um conjunto de programas, medidas e ações dirigidas ao desenvolvimento turístico daquela região administrativa. E com isso potencializar o desenvolvimento da região”.

Celina citou que muitos motivos a levaram a apresentar a matéria, como a exploração, desenvolvimento e marketing em torno do potencial de turismo ecológico e histórico das zonas urbanas e rurais de Brazlândia. E mais: a valorização e preservação das raízes culturais, festas e eventos regionais, notadamente a Via Sacra, a Festa do Divino, as festas juninas, a Festa do Menino Jesus de Praga, e a Festa do Morango, entre outras.

“Além disso, a região é conhecida por ser palco de grandes belezas naturais, sendo repleta de encantos e atrativos e com festividades tradicionais, manifestações culturais, festas religiosas e inúmeros eventos que acontecem durante todo o ano”, lembrou.

Antes, a presidente destacou que a Câmara Legislativa já havia se manifestado sobre o papel do guia de turismo. “Tanto que, ainda este ano, fiz emenda modificativa (01/2016), ao projeto de Lei 2.050/2014, de autoria do deputado Robério Negreiros. Este dispõe sobre a obrigatoriedade da presença do guia de turismo nos transportes que estejam realizando atividades turísticas no âmbito do Distrito Federal. Minha emenda ao artigo primeiro é de que seja obrigatória a presença de guia de turismo local para atendimento às pessoas ou grupos de turistas em visita ou excursões de turismo no Distrito Federal, inclusive no interior dos veículos que realizam o transporte dos turistas”.

Salviano Guimarães enfatizou o papel de Celina Leão como presidente da CLDF. “Ela trabalha com determinação e vigor”, analisou o ex-presidente. E saudou os profissionais homenageados. “Brasília é feita de monumentos frutos da criação humana e edificada pelo homem. Enalteço a sessão solene que comemora o dia de vocês e destaco a importância do guia para o turista. Ele é importante para disseminar a história da capital”.

Já o presidente da Contratuh, Moacir Roberto Tesch Auersvald, convocou a todos a mostrar a nossa terra (DF) e seu valor. E completou: “Queremos também o fortalecimento da fiscalização dos profissionais”, disse ele, referindo-se aos casos de guias piratas.

Ao final, foram entregues moções aos guias e todos os profissionais foram enaltecidos pela presidente da Casa. “Conhecemos a importância do guia de turismo e que sua função é fundamental para o sucesso de uma viagem. Por acreditar no potencial desses profissionais, recomendo que quando as pessoas pensarem em viajar, escolham seu destino, arrumem as malas e procurem um guia de turismo!”.

ASCOM da Deputada Celina Leão

© 2019 - 2020 Celina Leão - Deputada Federal. 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook Clean