Conhecido como Transcapão, o trecho de 6km que liga a DF-250 à DF-330 passou por trabalhos de fresagem e drenagem, beneficiando 7 mil pessoas
O governador Ibaneis Rocha esteve, nesta sexta-feira (4), no Capão da Erva, núcleo rural do Itapoã, para conferir a finalização dos trabalhos de fresagem e drenagem feitos pelas equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) na via conhecida popularmente como Transcapão. Ele foi recebido por membros da Associação dos Produtores Rurais do Capão da Erva. Os serviços se concentraram em cerca de 6 km da via que liga a DF-250 à DF-330.
O governador Ibaneis Rocha ressaltou que nada é mais gratificante do que apoiar o trabalhador do campo: “Os tempos estão evoluindo e precisamos de infraestrutura” | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
“Nada é mais gratificante do que apoiar quem assume a vida no campo. Agora, os tempos estão evoluindo e precisamos de infraestrutura. Graças a todos os órgãos, a gente vem conseguindo fazer um trabalho conjunto e que tem repercutido”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
O chefe do Executivo lembrou que todo DF está em obras, inclusive a área rural, e que espera entregar ainda mais benfeitorias até o fim do mandato. “Não temos esquecido das nossas áreas rurais e aqui não vai ser diferente; espero que ano que vem possamos lançar a obra [de pavimentação] do Transcapão”, completou.
A vice-governadora Celina Leão reforçou que obras como essa demonstram o trabalho deste GDF junto à população. “Queria chamar atenção para coisas simbólicas do nosso governo, que não é só um governo de grandes obras. É de quem cuida de quem mais precisa”, defendeu.
Serviços
A região recebeu os serviços desde a Entrada C do Capão da Erva – mais próximo à DF-250 – até a pista em direção à DF-330. Foram utilizadas seis mil toneladas de material fresado, cascalho e RCC (resíduos de construção civil).
Ao todo, foram construídos 20 bolsões para destinar a água da chuva, sendo que cada um tem capacidade de até 200 litros. Também foram feitos cinco peitos de pombo – ondulação criada para reduzir a velocidade da água da chuva que escoa.
Sob coordenação da Secretaria de Governo, as ações envolveram o GDF Presente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a administração regional do Itapoã.
Benefícios
A obra beneficia cerca de 7 mil pessoas, entre população, produtores rurais e comunidade escolar, já que a via é utilizada para acessar colégios da rede pública.
O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Capão da Erva, White Villela, destacou que a recuperação da via é de extrema importância para a população da área, porque permite a trafegabilidade, dá mais segurança e ainda beneficia o microclima.
“Hoje quero agradecer ao governo e a toda a equipe que atendeu uma reivindicação da nossa comunidade para reestruturar a nossa via principal da Transcapão. Ela era motivo de muito problema, porque na época da chuva, os ônibus atolavam e a segurança ficava comprometida, porque não dava para transitar. Então, é agradecer a todos os órgãos envolvidos na recuperação dessa via de acesso”, afirmou.
“Não estamos falando só de recuperação da Transcapão. O trabalho foi feito visando a melhoria do microclima, a drenagem e o restabelecimento da fauna e da flora”, defendeu Villela.
Outras ações
Desde o início da gestão, a região do Capão da Erva tem recebido ações do GDF. Uma das principais obras foi a pavimentação de 1,5 km da DF-330 no trecho entre entroncamento da DF-250 e o Ribeirão Sobradinho. A obra foi conduzida pelo DER com R$ 2 milhões de investimento e concluída em 2021.
Por: Agência Brasília
Comments