top of page

GDF participa de reunião de ações de combate ao desmatamento do Cerrado

Convocado pelo governo federal, o encontro reuniu ministros e governadores para discutir o plano de prevenção e controle do desflorestamento do bioma que abrange 12 unidades da Federação


A vice-governadora Celina Leão e o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, representaram o Distrito Federal na reunião desta quarta-feira (27) que discutiu o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado). Junto a outras 11 unidades da Federação, o DF se comprometeu a dar continuidade às ações para evitar e reduzir a destruição do bioma.



Celina Leão: “Também estamos combatendo a grilagem de terra. Temos uma força-tarefa interna nessa luta pela conservação do Cerrado” | Foto: George Gianni / VGDF


Durante o encontro, cada unidade da Federação apresentou as próprias medidas de combate às derrubadas. A vice-governadora destacou que o GDF já faz uma série de ações neste âmbito, como a criação da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) para garantir que todas as áreas do campo do Distrito Federal sejam sustentáveis.


“O DF sai à frente, porque nós temos uma empresa que foi criada especificamente pelo governador Ibaneis Rocha para que todas as terras regularizadas estejam dentro do padrão técnico de sustentabilidade”, disse. “Também estamos combatendo a grilagem de terra. Temos uma força-tarefa interna nessa luta pela conservação do Cerrado”, completou.


O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, também elencou atuações do governo para proteger o Cerrado. “Nós estamos trabalhando no reforçamento das áreas degradadas e cuidando das nossas águas. Dos 12 estados que compõem o bioma Cerrado, somos o com o menor índice de desmatamento. Nós temos 83 unidades de conservação e estamos incentivando as RPVNs, que são reservas do patrimônio natural, e as unidades de conservação dentro de área privada. Temos todo o diálogo com a sociedade para que a gente tenha um desenvolvimento sustentável aqui”, explicou.


O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento do Cerrado (PPCerrado) foi apresentado pelo governo federal no ano passado e reúne um conjunto de políticas para reduzir o desflorestamento do bioma. Integram o projeto 19 ministérios.


Por: Agência Brasília

0 comentário

Comments


bottom of page