top of page

Especial ACDF: PARA QUE SERVE UM GOVERNADOR – DEP. CELINA LEÃO

Um governador é a autoridade máxima do Poder Executivo e, assim, deve usar a estrutura do governo para atender às necessidades da população, propiciando melhor qualidade de vida a todos, o que inclui saúde, educação, transporte, segurança, geração de emprego, moradia e infraestrutura sanitária. O governador é o chefe de Estado que deve fazer do bem-estar do cidadão sua prioridade máxima.

De acordo com a Constituição Federal, é dever do Estado prover o acesso, a todos os cidadãos, à saúde, por meio de políticas sociais e econômicas; à educação, de forma que garanta ensino de qualidade; e à segurança, mediante a implementação de políticas públicas eficazes. Como responsável por gerir a máquina pública, um governador deve manter o zelo institucional e manter uma convivência harmônica e pacifica com os Poderes Legislativo e Judiciário, sem deixar de executar suas missões e fiscalizar o que lhe compete. Ademais, é preciso ter postura firme em relação à defesa dos direitos da população, sem distinção de sexo, classe social, etnia e grau de instrução, tratando a todos de forma isonômica.

Diante disso, é desnecessário ressaltar a preocupação constante que deve ter o chefe do Executivo em ouvir a população, estar atento às suas necessidades para, com presteza, definir e propor o que é bom e devido a cada cidadão. Enfim, um governador deve ter a sensibilidade para entender as necessidades da população e para tomar, acertadamente, as decisões para que os cidadãos vivam melhor.

Deputada Celina Leão

0 comentário
bottom of page