top of page

Câmara em Movimento

População da Candangolândia leva reivindicações a deputados

A décima segunda edição do projeto Câmara em Movimento, realizado na Candangolândia, nesta quinta-feira (28), reuniu centenas de moradores da região administrativa, que engloba o Núcleo Bandeirante, Park Way e Candangolândia, que acompanharam a sessão ordinária transformada em audiência pública na Quadra de Esportes da cidade.

A deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), abriu os trabalhos e destacou a importância dos parlamentares estarem perto da população, ouvindo as reivindicações da comunidade, assim como sugestões. “Muitas das necessidades só são vistas pela população e, expor isso, é importante, porque permite que possamos atuar em favor da comunidade. Tudo o que é feito aqui é registrado e ainda damos retorno aos que nos procuraram”, disse a parlamentar.

A presidente da CLDF reiterou, ainda, o compromisso com as necessidades da comunidade e enfatizou o empenho dos deputados para a melhoria dos serviços oferecidos à população, a exemplo do resultado da CPI dos Transportes, cujo relatório final, entregue ontem (27), pede o indiciamento de 17 pessoas envolvidas na licitação de transportes, em 2011.

A comunidade chegou cedo e foram registrados inúmeros pedidos de inscrição que, em muitos casos tiveram seus pleitos imediatamente encaminhados aos deputados que presidem comissões. Um deles foi o da estudante do Centro de Ensino Júlia Kubitschek, no Núcleo Bandeirante, Kamilla Moura. A aluna do 9º. ano estava acompanhada por colegas de turma e tomou a frente para pedir aos parlamentares que ajudassem o córrego Guará que está poluído. “Peço o apoio dos senhores para que evitem uma tragédia semelhante a que aconteceu na Vila Cahuy tempos atrás. Se queremos mudar, hoje, temos de preservar a natureza”.

Kamilla finalizou seu pedido dizendo que o grupo tem no Facebook uma página em defesa do córrego Guará e convidou as pessoas a acompanharem o levantamento da atual situação do local, com a degradação da mata ciliar e a poluição.

A presidente da CLDF encaminhou a jovem ao deputado Rodrigo Delmasso, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Casa que, imediatamente acolheu a reivindicação dos estudantes.

Outro caso que foi contemplado com o andamento imediato de uma ação foi apontado pela assistente administrativa Edilza Maria de Araújo Ribeiro. Ela pediu o empenho dos deputados e providências em relação ao Setor de Chácaras e disse que ali estava para fazer um pedido de socorro. “Estou com um processo de na Terracap de reintegração e posse da área que resido. Eu não posso perder o lugar onde moro há tantos anos. Queremos a legalização do setor”, resumiu.

Celina Leão a encaminhou à deputada Telma Rufino, presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), com quem conversou e expôs a sua situação.

Zoroastro Prates, representou o Conselho Comunitário da Candangolândia, pediu melhoria do policiamento, a ampliação do posto de saúde e o funcionamento da Administração Regional na própria Candangolândia. João Hermeto seguiu em defesa da reivindicação de Zoroastro.

A dona de casa Antônia Pedrosa falou da situação precária dos hospitais públicos. Ela disse que nunca havia passado por situação a que está aí. “Faltam médicos, falta reagente… Faço um apelo para o governador”, disse ela ainda elogiando a abertura da CPI da Saúde.

A conselheira tutelar Vanusa Hermeto usou a palavra para falar sobre a importância da política, explicando que é por meio dela que se faz trabalho social e solidário. “Política é a ciência do bem governar”. Por isso pediu que se reservasse, no orçamento, recursos destinados às necessidades culturais da cidade

Celina Leão recebeu, dos alunos da rede pública de ensino, uma carta escrita e assinada por diversos estudantes que pede a valorização da escola pública.

ASCOM da deputada Celina leão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page