Conferência da Unale

Celina Leão representa o Legislativo do DF em evento que rediscute o Brasil


A 20ª Conferência Nacional da Unale, que reúne legisladores e legislativos estaduais, realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), teve início na quarta-feira (1º) e foi encerrada nesta sexta-feira (3), no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, Sergipe.

O tema do encontro é ‘Rediscutindo o Brasil’, e recebe este ano, um público recorde: mais de 1,2 mil participantes, entre deputados estaduais e distritais, como a presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão, Wasny de Roure, Lira, Rodrigo Delmasso e Júlio César, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países, e até estudantes. O presidente da Unale, deputado Sandro Locutor, foi o anfitrião do evento.

Foi por meio do tema principal, ‘Rediscutindo o Brasil’, que foram levantados temas de grande relevância nacional e internacional como a segurança jurídica, o desenvolvimento, a modernização na gestão pública e o empoderamento da mulher, entre outros.

A presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão, única mulher presidente de Poder Legislativo estadual, no Brasil, representou o DF, na palestra de hoje, quando foi uma das intermediadoras do painel debatido pelo Ministro Dias Toffoli e o governador de Sergipe, Jackson Barreto. Eles falaram sobre Pacto Federativo.

“Na conferência de hoje discutimos sobre Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e Pacto Federativo”, comentou Celina Leão, destacando que o Ministro falou de um tema que interessa a todo mundo. “Ele enfatizou que o cidadão de hoje exige mudanças na política e quer um estado ágil, desburocratizado e eficiente. Como intermediadora, defendi mudanças com o Pacto Federativo. Alertei que nossa federação está muito distante, cara, burocratizada, engessada e lenta”.

O objetivo da conferência foi de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais pelos parlamentos estaduais, com a discussão de temas de interesse nacional. Este intercâmbio de experiências proporciona aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.

O evento também oportuniza o encontro das entidades vinculadas aos legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

Além de contar com palestrantes de renome nacional e internacional, ao final do evento foi produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.

ASCOM da Deputada Celina Leão

© 2019 - 2020 Celina Leão - Deputada Federal. 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook Clean