A deputada federal Celina Leão (PP) assume em 2023 o cargo de vice-governadora de Ibaneis Rocha (MDB). Autodeclarada “mulher de missão”, Celina tem pulso firme para garantir a todo tempo os direitos das mulheres. Pelas redes sociais, há pouco tempo, a vice eleita publicou uma foto com a seguinte legenda: “seja uma mulher que levanta as outras mulheres”.
Alguns trabalhos aprovados para maior fortalecimento feminino foram a Lei da Laqueadura, Lei da Violência Psicológica e Lei da Violência Política:
Lei da Laqueadura
Anteriormente, a laqueadura só podia ser feita em mulheres acima de 25 anos, com três filhos vivos e após o nascimento do terceiro filho, depois de seis meses, é que ela poderia retornar à rede pública. “O melhor momento para fazer o procedimento é na hora do parto. Nós mudamos a Lei, reduzi para 21 anos, dois filhos vivos e a laqueadura feita na hora do parto, se a mulher quiser e não precisa pedir autorização para o marido. Isso vai mudar a realidade de muitas mulheres”, ressaltou Celina.
Lei da Violência Psicológica
“Às vezes, a mulher era torturada a todo tempo psicologicamente, chegava na delegacia e o delegado falava que se o homem não tivesse batido, era para ela voltar para casa, porque não tinha lei que ampara e agora tem, nós aprovamos”, lembrou a deputada.
Lei da Violência Política
“Nós mulheres sofremos todos os dias, falam tudo quanto é coisa da gente. Essa Lei permite que a mulher que é candidata entre na justiça e tenha uma condenação maior, sem transação penal maior que dois anos. É uma Lei dura, para que tenhamos mais mulheres na política. 5% do fundo nacional de segurança é obrigado a ser destinado para as mulheres”, comentou Celina Leão.
Por outras trilhas…
A coragem que Celina tem para lutar pelas mulheres é a mesma encontrada para garantir melhorias no meio esportivo. “Quando eu fiquei à frente da Secretaria de Esporte, eu fiz uma revolução”, afirma.
Algumas ações desenvolvidas para o esporte do DF, através de suporte de Celina, foram, por exemplo, a revitalização do Taguaparque, que recebeu pistas de cooper e atletismo, com contribuição de R$ 8,9 milhões de emendas da deputada. Entendendo, ainda, que saúde é vida, durante a pandemia a vice lutou para a reabertura de academias do DF, prezando, claro, pelos cuidados necessários. O programa de recuperação de campos sintéticos do DF também contou com grande incentivo por parte de Celina Leão, entre outros benefícios.
Fonte: É di Brasília
Opmerkingen