top of page

Celina Leão fiscaliza atendimento no HRT

Por Laezia Bezerra Deputada Celina Leão, visitou na tarde desta terça-feira (23), o Hospital Regional de Taguatinga. A distrital compareceu a unidade de Saúde, depois de acompanhar a repercussão na mídia de que a unidade estava superlotada e sem conseguir atender os pacientes que buscavam atendimento na unidade, e também após receber em seu gabinete, diversas denúncias de servidores do HRT, que alegaram estar sofrendo assédio moral por parte dos gestores e que, ainda, estariam insatisfeitos com a transferência de um enfermeiro do Pronto Socorro do hospital. Após ler as matérias veiculadas na imprensa sobre o caso da remoção do servidor, a parlamentar fez requerimento à Secretaria de Saúde para obter informações sobre os motivos da transferência e esteve no HRT para fiscalizar o atendimento aos pacientes.

Nesta tarde a deputada esteve reunida com a superintendente da Região de Saúde Sudoeste, dra. Lucilene Florêncio Queiróz, que explicou à distrital sobre a superlotação da unidade e os problemas enfrentados pelo hospital, principalmente na Ortopedia, onde estariam os maiores gargalos.

O Hospital Regional de Taguatinga possui 467 leitos, o que seria insuficiente para atender toda a demanda, principalmente a reprimida. De acordo com a superintendente, para zerar a fila na Ortopedia, o hospital realiza mutirões de cirurgias ortopédicas toda terça-feira, onde são feitas cirurgias de ombro, cotovelo, tornozelo, braço, perna, braço, pé e cirurgias gerais.

Nesta terça-feira (23), o HRT recebeu 166 pacientes no Pronto Socorro e a unidade tem capacidade para receber apenas 68. No box de emergência do Pronto Socorro do hospital, onde só há espaço para quatro pacientes, nesta tarde, tinha 16 pessoas internadas, muitas delas, em estado grave.

A Região Sudoeste é composta por dois hospitais (HRT e HRSAM), duas UPAS, cinco CAPS, 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e uma Policlínica.

Durante a reunião com a superintendente da Região Sudoeste, a deputada Celina Leão, se colocou à disposição da Superintendência para destinar recursos para a construção de dois centros cirúrgicos de Trauma Ortopédico no HRT e também o Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde (PDPAS), para melhoria no atendimento da unidade.

0 comentário
bottom of page