top of page

Celina Leão com blogueiros

Presidente da CLDF recebe nova mídia do DF e Entorno

Os profissionais filiados à Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP) do DF e do Entorno tiveram um grande encontro, na quarta-feira (2), com a presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão. Um encontro descontraído, com a presença de mais de 40 profissionais da nova mídia, com direito a novidades, de forma que os blogueiros tenham melhores condições de executar seu trabalho. Exemplo disso foi o anúncio da criação de um comitê de imprensa para que os blogueiros que cobrem as atividades da CLDF possam divulgar seus trabalhos em tempo real. E que também haverá uma sala destinada à mídia televisiva e radiofônica do DF.

A deputada abriu os trabalhos relembrando com pesar e tristeza o falecimento do professor Chico, que fez um trabalho excelente e deixou saudades. “Ele nos deixou um grande exemplo do que é ser um homem sério e de ajudar ao próximo, pois ele agregou vocês por muito tempo. Nesta oportunidade quero fazer um reconhecimento a este homem que sempre ajudou Câmara Legislativa no sentido de divulgar nossas atividades por esta nova mídia, que são os blogs”.

A presidente da Casa destacou a importância dos blogs e por enumerou algumas ações voltadas ao atendimento desses profissionais que cobrem a Casa. Celina falou de iniciativas que pretende implantar, assim como ouviu reivindicações dos blogueiros que participaram do encontro, que contou com a presença da deputada Telma Rufino e do administrador de Sobradinho II, Estevão Reis.

Com um discurso firme, Celina Leão lembrou a perseguição sofrida durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz (PT), quando os blogs ganharam espaço como meio de divulgação das ações do seu mandato à população. “Com o trabalho de vocês, têm conseguido alcançar a casa das pessoas com seus instrumentos de trabalho, que são os blogs e redes sociais, como o Face para divulgar o trabalho que a Câmara Legislativa faz”, afirmou.

O presidente da ABBP, Fred Lima, ressaltou a importância e abrangência do trabalho realizado pelos blogueiros, que vai da política geral até outras editorias, como segurança pública, saúde, economia, habitação, e até o Entorno do DF. “A vantagem é que somos um grupo segmentado e atendemos de Brazlândia até Luziânia. Obrigada por esta oportunidade para trocarmos ideias”.

Já o diretor-secretário da ABBP, Toni Duarte, agradeceu a iniciativa da CLDF em disponibilizar um comitê de imprensa, assim como as demais alternativas, que devem dar dinamismo à produção de notícias relativas à CLDF. “Está na hora dessa Câmara Legislativa, que é a única do país que não tem um comitê de imprensa, nos permitir ter esse espaço. O comitê de Imprensa digital é importante, porque é o canal entre o parlamento e a sociedade”, avaliou.

Também foi cobrado um sinal de internet, a exemplo do que ocorre em outros estados, os jornalistas nas assembleias legislativas contam com internet de graça.

Em seguida Celina esclareceu que a instalação da TV da Câmara Legislativa deve ocorrer ainda durante sua gestão na CLDF, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). “Ela vai beneficiar os estudantes da UnB, além de reduzir os custos para sua implantação. Não é uma prestação de serviço, será uma extensão de educação. Teremos alunos e professores. Por isso, vamos baratear muito o custo que estava previsto na TV Distrital”.

Celina lembrou ainda que com a migração do sinal analógico para digital, a TV Distrital será transmitida também em TV aberta no canal 61.1. Entretanto, quanto a Rádio da Câmara, deverá ser implantada somente em 2017. Isso porque em agosto deve haver a migração de faixas de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM), das rádios em todo o País.

Outra demanda dos blogueiros foi apresentada pelo diretor de Relações Institucionais da ABBP, Kleber Karpov. Ele falou reiterou que se conceda espaço para a ABBP produzir um programa de entrevistas ou debate com os parlamentares da Casa e personalidades da política do DF. “Esse tipo de participação é importante, porque destaca a representatividade institucional da ABBP, que possibilita estabelecer esse tipo de parceria”, e lembrou convênios a serem firmados com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). “É importante vocês estarem organizados em associação da forma como vocês estão, porque vocês sabem quem faz um trabalho sério no mercado e quem não faz. Nós, aqui, respeitamos as instituições”.

A blogueira Malu Silva destacou a dificuldade de acesso ao prédio, como as vagas na garagem. A deputada disse que, após a criação do Comitê Digital Professor Chico, a CLDF deve disponibilizar um servidor efetivo para dar suporte aos profissionais de imprensa, a fim de resolver questões pontuais, como o acesso ao estacionamento, assim como ao credenciamento. Diante de críticas quanto ao acesso aos gabinetes, foi enfática: “quem estiver credenciado poderá ter acesso livre acesso à Casa. O lugar mais restrito dessa Casa que é o plenário, você pode ir, então também pode ir a qualquer lugar aqui nessa casa”, afirmou. Para tanto, solicitou ainda, durante a reunião, ao responsável pela segurança da Casa, que libere o acesso aos blogueiros credenciados.

ASCOM da Deputada Celina Leão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page