top of page

Belezas da Eslovênia em fotos

Os 25 anos da república do país foram comemorados com mostra na CLDF

Em meio a discussões temáticas que movimentam o Legislativo todos os dias, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) abriu espaço, na noite desta terça-feira (21), para inaugurar a mostra “Sinto Eslovênia – Sinto 25” que comemora os 25 anos de independência da República da Eslovênia.

Mais de 40 fotos demonstram a beleza extraordinária do país, com suas infinitas paisagens verdes e seu rico patrimônio cultural. “A paisagem da Eslovênia é bem diversificada: composta por florestas, picos nevados, cavernas e formações calcárias. Mas seu litoral tem apenas 45 quilômetros”, exemplificou a presidente da CLDF, deputada Celina Leão, que abriu a exposição ao lado do embaixador da Eslovênia, Alain Brian Bergant. “É uma honra celebrar nesta Casa uma conquista tão importante para a Eslovênia”, disse o embaixador ao ressaltar o papel de eventos culturais na divulgação do país que comemora os 25 de independência de sua nação.

A CLDF também recebeu o embaixador da Croácia, no Brasil, Zeljko Vukosav, assim como o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim; o vice-presidente de Finanças e Controles Internos dos Correios, Gerson Carrion de Oliveira, e o presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Márcio Mendes.

Celina destacou o potencial da Eslovênia, como o avanço do parque industrial, onde são produzidos componentes de automóveis, produtos químicos, produtos metálicos, aparelhos eletroeletrônicos, mobiliários, entre outros. E lembrou que a Eslovênia apresenta a melhor qualidade de vida das ex-nações comunistas do Leste Europeu.

Mas o forte para a presidente da Casa tem a colaboração política entre o Brasil e a Eslovênia. “Além da constante colaboração no campo de apoio às candidaturas em organizações internacionais, os dois países mantêm vínculos bilaterais regulares”. E completou que os brasileiros têm recebido ao longo dos últimos 24 anos, a visita de ministros eslovenos. E os ministros brasileiros têm visitado a Eslovênia com frequência, para aprofundar cada vez mais essa interação.

“Com esta exposição, sentimos que os laços que unem o Brasil à Eslovênia estão cada vez mais fortes. A cultura aproxima os povos e, apesar da distância que nos separa, temos a certeza de que andamos de mãos dadas pelo bem da humanidade”, concluiu a parlamentar.

A presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS), destacou que o Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a República da Eslovênia. A distrital fez questão de salientar também que, no momento, a Câmara conta com duas exposições em seus espaços. “Essa exposição é uma prova de que a cultura aproxima os povos e as nações”, afirmou.

A mostra reúne 40 obras de diferentes fotógrafos eslovenos e fica aberta até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

ASCOM da Deputada Celina Leão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page